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A bateria automotiva tem uma importância fundamental, pois dela depende todo o funcionamento da parte elétrica de um veículo e é claro, do próprio veículo.

As baterias automotivas são avaliadas de acordo com a sua carga em amperagem. Como a parte elétrica dos automóveis opera em 12 volts e cada equipamento utiliza uma parte disso, quanto mais forte a carga de amperagem de uma bateria mais equipamentos ela será capaz de suportar.

As baterias originais dos automóveis normalmente têm capacidade para fornecer energia apenas para os itens originais de um automóvel. Todos os outros itens anexados posteriormente como amplificadores, ignição e iluminação, irão desgastar prematuramente a bateria, oscilando com base no consumo e comprometendo o funcionamento e a performance dos itens recém-instalados e do veículo de forma geral.

Ao ligar a luz de teto e o som do veículo, ao mesmo tempo, pode-se diagnosticar se a bateria está com a sua capacidade de fornecimento comprometida. Caso a luz oscile acompanhando a batida da música é sinal de que a bateria está tendo dificuldade em fornecer energia para os dois módulos.

A oscilação no fornecimento é apenas um dos problemas que podem ocorrer no caso de uma bateria com capacidade inferior ao consumo. Entre os mais comuns estão a queima de componentes do automóvel, seu mau funcionamento, a duração menor da carga da bateria e a sua baixa vida útil.

Para evitar isso, fique atento a etiqueta do produto que apresenta nela a capacidade nominal (capacidade de carga contínua da bateria) e a capacidade de pico (carga máxima fornecida pela bateria), informações importantes para evitar que problemas posteriores ligados a alimentação de energia em seu automóvel apareçam.

Outra maneira de não ser surpreendido pelo mau funcionamento da parte elétrica do seu automóvel é ficando atento ao tipo de bateria que vem instalada no seu automóvel. A voltagem e a amperagem das baterias disponíveis no mercado podem ser muito parecidas, porém os aparelhos podem ser de dois tipos, seladas e não seladas.

As baterias seladas não necessitam de manutenção e tem vida útil de quatro anos (em média) em condições normais de uso. Como nessas baterias o processo de geração de energia consome pouquíssima quantidade de água, em caso de sobrecarga a água acaba e a bateria é inutilizada no mesmo momento. Nesses modelos não existe a hipótese de verificação do nível de água e nem de sua recarga.

Já as baterias não seladas requerem manutenção e o seu nível de água precisa ser checado ano a ano. A durabilidade desse modelo e a do modelo anterior é a mesma desde que observadas as condições ideais de utilização.


Outro item importante é o alternador que é o responsável pela carga da bateria.
Ao ligar o motor o alternador gera eletricidade e carrega a bateria para que ela armazene energia e a utilize quando o motor não estiver em uso.

Geralmente o alternador original é suficiente para abastecer a bateria de um automóvel comum. Em casos de veículos que consumam muita eletricidade ou que circulem pouco, pode haver a necessidade da troca do alternador por outro de maior capacidade. Um fator que deve ser levado em consideração é que quanto maior o alternador maior a potência a ser retirada do motor para abastecê-lo.



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